Informes

Talentos da Acacef – Ivone Zanella Cordeiro e Marinês Ceolin

Conheça os Talentos da Acacef do mês de março, nossas associadas Ivone Zanella Cordeiro e Marinês Ceolin:

Ivone Zanella Cordeiro

Natural de Machadinho/RS, mas catarinense desde tenra idade, a escritora IVONE ZANELLA CORDEIRO tem em Campos Novos/SC sua terra do coração.  Fixou-se em definitivo nesta cidade, em 1980.

Quanto à trajetória profissional, foi Professora em escolas públicas e particulares. Fez concurso para o Magistério, começou a trabalhar em Ibiam, como professora substituta, aos 16 anos. Fez concurso para o Magistério Público e credenciou-se a ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura em Campos Novos/SC, ensino fundamental e médio.

Estudou o   ensino básico, em   escola pública.  Concluiu dois cursos de 2º grau em escolas particulares: Curso Normal Regional e Curso Técnico de Contabilidade.  Como qualificação Acadêmica fez o Curso de Letras, licenciatura plena, habilitação em Português e Literatura, pela Universidade de Passo Fundo/RS.

Fez concurso para a Caixa Econômica Federal e após ingressar e trabalhar em Joaçaba, conseguiu transferência para a CEF Agência Campos Novos, onde se aposentou. 

Começou a pintar telas, e escrever.  Pintou, aproximadamente 300 telas.  Lançou o primeiro livro LITERARTENas linhas e entrelinhas da imaginação em 2014, o segundo, SER e VENCER, em 2017, ambos livros de contos e poesias, e, em 2019, o terceiro, O SEGREDO DE LUNA, seu primeiro romance. Em 2023, escreveu sua autobiografia, com o título POR TRÁS DA TIMIDEZ.

Em 04 de novembro de 2017, recebeu a honraria de membro honorário da OATL – Oficial Academia Tijuquense de Letras – importante galardão concedido pela entidade.

Mulher, por Ivone Zanella Cordeiro

O tema é inesgotável. Muito se tem falado sobre o papel da mulher, sua descabida, porém, existente inferioridade durante séculos, e no decorrer do tempo, gradativamente, suas muitas conquistas. O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida. (Há também outras versões).

Houve avanços significativos, mas as mulheres devem continuar defendendo seus direitos até conseguirem uma igualdade total de oportunidades. O mundo é dinâmico. .

Verdadeira obra-prima de Deus, ao compô-la, o inigualável Criador nela insuflou suave perfume e fez dela símbolo de amor, perseverança, desprendimento, beleza e força. Deu-lhe algumas peculiaridades como a delicadeza, (há quem diga que mulher é uma espécie de flor), a sensibilidade, o poder de ser mãe, o dom de iluminar, e a capacidade de ser detalhista e executar várias funções ao mesmo tempo. Nos dois extremos, na dor e no amor, a mulher se solidifica, como pura poesia. Ela é o sorriso que entrega, a mão que estende e o amor que espalha. Nem sempre é assim, mas ela tem esse poder. Não quero dizer, com isso, que os homens são ou podem ser inferiores. Pelo contrário. Estes são, fisicamente, diferentes, são individualidades com formas e valores específicos, mas, na essência e no potencial, na capacidade de executar, tais fatores não interferem. Não é o gênero ou sexo que determina a capacidade de cada um. Tanto é que a mulher foi feita da costela do homem justamente para serem iguais. Deus não usou a cabeça do homem para formar a mulher, nem a tirou dos pés, para que fosse pisada. Isso diz tudo.

RESPEITO!

Este é  o lembrete da data.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER A TODAS AS MULHERES E, POR QUE NÃO? AOS HOMENS TAMBÉM!

Marinês Ceollin

Apresentamos o trabalho de Marinês Ceolin, aposentada da Caixa desde 2015. Iniciou na agência Anita Garibaldi, em 1983; em 1990 foi promovida a Caixa Executivo, e se afastou em 2007 por motivo de doença grave (câncer). Após vencer o maior desafio, a recuperação da saúde, retomou as atividades, até a aposentadoria em 2015. Afirma ter tido uma vida profissional feliz junto a empresa, a qual possibilitou o seu crescimento como pessoa, e a construção de ótimas amizades. Contudo, desde criança, sempre gostou de costura e outras formas de arte. Durante o período doloroso do enfrentamento da doença, redescobriu essa habilidade, a qual se tornou uma válvula de escape que auxiliou na elevação da autoestima, além de possibilitar o fortalecimento dos laços afetivos com as pessoas que recebiam os presentes confeccionados por ela. Essa atividade, ainda hoje, a mantém ocupada, além de acalmar e exercitar a mente. Sente-se gratificada ao confeccionar seus trabalhos manuais e de costura.

Eis alguns trabalhos:

Parabéns, Talentos!

Comments (3)

  1. Ivone Zanella Cordeiro
    Março 5, 2024 Responder

    Ao mesmo tempo em que agradeço o espaço concedido péla ACACEF, para a inserção de um texto meu, artigo sobre a MULHER pois é sempre uma deferência receber oportunidade de tão seleto grupo, quero parabenizar a colega Marinês Ceollin pela trajetória de vida, superação e o talento nas obras que realiza.. Parabéns pelo belo trabalho e pelo dia da MULHER , Parabéns por ser inspiração e estar na página de talentos da nossa Associação!

  2. Humberto Senem
    Março 9, 2024 Responder

    Causa contentamento, admiração, verificar o espaço destinado aos Talentos ACACEF no mês de março sendo ocupado por colegas tão destacadas.
    A Ivone, conhecida de muitos anos, dispensa referências pois tem o seu lugar assegurado no mundo da literatura catarinense em face dos trabalhos que já produziu. Empresta prestígio ao nosso informativo.
    A colega Marinês, agora conhecida, divide com propriedade a coluna com a Ivone e nos mostra seus delicados trabalhos que fazem bem aos nossos olhos.
    Parabéns a ambas pelos frutos dos seus talentos, disponibilizados para apreciação dos associados neste mês.

  3. Humberto Senem
    Março 9, 2024 Responder

    Causa contentamento, admiração, verificar o espaço destinado aos Talentos ACACEF no mês de março sendo ocupado por colegas tão destacadas.
    A Ivone, conhecida de muitos anos, dispensa referências pois tem o seu lugar assegurado no mundo da literatura catarinense em face dos trabalhos que já produziu. Empresta prestígio ao nosso informativo.
    A colega Marinês, agora conhecida, divide com propriedade a coluna com a Ivone e nos mostra seus delicados trabalhos que fazem bem aos nossos olhos.
    Parabéns a ambas pelos frutos dos seus talentos, disponibilizados para apreciação dos associados neste mês.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *