Informes

Talentos da Acacef – Humberto Senem e Maria de Fátima Rosa Paegle (Fafá)

Conheça os Talentos da Acacef do mês de fevereiro, nossos associados Humberto Senem e Maria de Fátima Rosa Paegle.

Talentos não se aposentam, por Humberto Senem

Humberto Senem, 69, casado, administrador.
Economiário por 31 anos, do concurso de 1975.
Atualmente desenvolve atividades em grupos voluntários nas cidades de Joinville e Lages.
Pertence ao Conselho Fiscal da ACACEF.



Em meados de outubro passado, por delegação do presidente Mauro, fui a Campos Novos, no meio Oeste catarinense, para o lançamento do livro Por Trás da Timidez, de autoria da nossa colega Ivone Zanella Cordeiro. No retorno de lá, escrevi um pequeno texto o qual foi publicado no site da Associação. Ele foi lido e recebeu alguns comentários elogiosos. Um momento rico, um acontecimento marcante, que tive oportunidade de detalhar com palavras simples, sem nenhuma pretensão.

Nos despedimos de dois mil e vinte três. Para o novo ano, o repensar, novas ideias, fazer diferente para buscar melhores resultados. Na comunicação da ACACEF, estimulado por alguns colegas, a iniciativa de destinar um espaço no informativo para manifestação cultural dos associados.

Eu acredito que teremos muitas agradáveis surpresas pela frente, não tenho dúvidas de que será destaque na publicação.

Para inaugurar o espaço, fui convidado pela Lourdes, há alguns dias, a escrever um texto, sugeriu mil palavras podendo chegar a mil e uma…Ponderei a ela onde encontraria tantas palavras, negociamos que a metade estaria bom. Desde então, estou empenhado em reuni-las.

O último trimestre foi catastrófico para grande parte dos municípios catarinenses, as chuvas em excesso causaram elevadas perdas às populações de muitas cidades. Rio do Sul e Taió no médio vale do Itajaí são exemplos.

Mas por que falar de enchentes num escrito abertura de uma página dedicada à manifestação cultural dos associados?

Lembro que da atuação de colegas de Blumenau na enchente de 1983 resultou um livro entitulado Vem, Vamos Remar, escrito pela colega Urda A. Klueger, contando a história. Quem sabe ele poderá ser revivido nesta página.

No ano de 1983, gerenciava a agência Porto União, no extremo norte de SC, vizinha de União da Vitória, PR, cidades banhadas pelas águas do Rio Iguaçu, cuja foz é internacionalmente conhecida e visitada.

O colega e amigo Antônio Amarante era o meu imediato.

O mês de julho daquele ano mostrou-se chuvoso desde o seu início. Coincidência ou não, toda quinta-feira chovia forte. Numa delas choveu intensamente desde a madrugada. Tivemos pouco movimento. Antes da hora marcada liberamos o malote; o maloteiro vinha de Canoinhas e ia para Joaçaba, na época central de processamento de dados. A chuva que foi torrencial por todo o dia amenizou no final da tarde, mas havia alagamentos em pontos das cidades.

Pouco antes da noite o maloteiro ligou. Disse ter tentado passar numa determinada estrada e o carro ficou no alagado. Perguntei pelo malote e ele respondeu que estava dentro do carro abandonado na água.

Convidei o Amarante, caminhamos pela ponte da estrada de ferro e chegamos ao bairro de São Cristóvão. Num bar havia homens bebendo cerveja e comendo aipim frito. Um deles se prontificou a nos levar ao local, uma rua aos pés do Morro do Cristo, que está a 928 metros acima do nível do mar, em união da Vitória. Lá chegados, com as luzes da Brasília avistamos o fusca. Sem pensar, com água pela cintura, pouca visibilidade, chegamos até ele e apanhamos o malote. Retornamos ao bar, o motorista retomou ao aperitivo, feliz por ter ajudado, e nós, agradecidos tomamos o caminho de volta. Orgulhosos do nosso feito, abrimos o malote e estendemos os documentos sobre as mesas, na Agência, para secar.

Cheguei em casa e coloquei meus sapatos, modelo social, na cor marrom, couro, praticamente novos, no forno do fogão à lenha para enxugar. Exaurido deixei de acompanhar e no outro dia estavam esturricados. Para assar uma costela não era tão eficiente.

E choveu forte na quinta seguinte e na próxima, a última quinta do mês, igualmente. Desta vez, porém, não cessou na quinta, continuou na sexta e no sábado estava uma das maiores enchentes já registradas. Entendi que o dilúvio é possível!

Quantas histórias estão guardadas na memória dos nossos mais de mil associados? 

Certa feita um colega que não sei dizer o nome, lá do Sul do Estado, pediu que lhe fossem enviados fatos pitorescos pois pretendia escrever um livro. Enviei alguns. Se levou a cabo a iniciativa não sei.

Liberem elas nas mais variadas formas, como prevê a estrutura da página, todos apreciaremos.

Fiquei lisonjeado com o convite para inaugurar o espaço. Talentoso? Longe disso, corajoso, sim, um pouco.

Parabéns à Diretoria por acolher a sugestão dos colegas, agora é conosco.

Talentos não se aposentam! Abraço a todos

Humberto Senem

Parabéns Talento!

A arte de Maria de Fátima Rosa Paegle, Fafá

Apresentamos o trabalho de Maria de Fátima Rosa Paegle, mais conhecida como Fafá. É muito popular pelas excelentes apresentações em dança cigana e danças folclóricas egípcias. Na música adora tocar cajón, snujs, derbake, castanholas e violão. Contudo, essa colega, residente em Florianópolis, ainda tem outras habilidades, como as imagens mostram. Faz trabalhos manuais com mosaicos, pintura em tela, revestimento de peças com pedras acrílicas e em imagens sacra. Seu currículo é acrescido com formação superior em Letras/Secretariado Bilíngue, e Pós Graduada em Turismo Empreendedor.

Seu lema: Estar sempre de bem com a vida, apesar de alguns percalços. A dança é a sua alma.

Fafá é aposentada da Caixa e uma associada participante dos eventos da Acacef, inclusive representando, com sucesso, a associação no último Simpósio da Fenacef/2023, em Gramado.

É uma artista de múltiplos talentos e sempre parceira da Acacef.

Parabéns Talento Acacef!

Comments (9)

  1. Paulo Flávio Varella
    Fevereiro 6, 2024 Responder

    Parabéns a todos os responsáveis por essa página. Fantástico poder saborear esses “contos” que me remetem aos tempos que me deliciava lendo os “Flagrantes da Vida Real” da Seleções.
    Permita-me só dizer uma coisa: Talentos se aposentam sim mas, felizmente, só de sua trajetória profissional; quanto a do Talento, ah! Essa fica cada vez mais fértil! Show!👏👏👏

  2. Usuy, Eduardo N.
    Fevereiro 6, 2024 Responder

    Caros Mauro, Lourdes, Humberto, e colegas economiarios, otima iniciativa incentivando os talentosos colegas para dar conhecimento de suas singulares vivencias. Sendo um “jovem idoso sonhador”, tomo a liberdade de ja propor aos nobres colegas “escritores” a proposta de fundarmos a ‘ACADEMIA DE LETRAS DA ACACEF SC”. Abs

  3. ivone Zanella Cordeiro
    Fevereiro 6, 2024 Responder

    Parabéns ao colega Humberto Senem, cujo talento não se aposentou. Tem muito para nos apresentar, haja vista sua experiência de 31 anos na CEF. Em breve relato, narrou fatos diversos e deu mostras de seus cuidados com as coisas da Caixa a exemplo do que fez para resgatar o malote. Concordo com o que ele disse que essa oportunidade dada péla ACACEF para que os associados possam mostrar seu talento agregará rico conteúdo a todos. Parabéns Humberto por inaugurar o espaço. Nunca aposente seu talento!
    Cordial abraço!

  4. Carlos Roberto de Abreu
    Fevereiro 7, 2024 Responder

    Que relato, amigo, bem detalhado, continue nessa pegada, como diz os Gaúchos , as histórias relativas às enchentes, sempre prendem aa nossas atenções, continue seu desafio.

  5. Lourdes T. Thomé
    Fevereiro 7, 2024 Responder

    Usuy, amei a ideia da Academia de Letras da Acacef, contudo, existem também o grandes talentos das artes plásticas, trabalhos artesanais. Talvez no final do ano possamos editar um informativo somente dos trabalhos publicados. Pedimos aos autores de textos, crônicas, poesias, etc., e também os artesãos, artistas, cultivadores de plantas, fotógrafos, etc., que enviem seu trabalho para a Acacef, que nos encarregaremos de publicar. Anexar uma foto e uma minibiografia. Quanto aos talentos musicais, creio que teremos que criar um espaço onde as gravações dos trabalhos desses artistas possam ser ouvidos.

  6. Lourdes T. Thomé
    Fevereiro 7, 2024 Responder

    O trabalho da Fafá é maravilhoso. Ela é uma artista de múltiplos talentos, além de grande bailarina.

  7. Humberto Senem
    Março 9, 2024 Responder

    Embora tardiamente, desejo agradecer e parabenizar a colega Maria de Fátima, Fafá, pela companhia que me fez na inauguração do Talentos ACACEF no informativo de fevereiro.
    Apreciei os trabalhos que apresentou, uma face do que é capaz. Siga com a sua arte.
    Receba o meu abraço,

  8. Humberto Senem
    Março 9, 2024 Responder

    Também, parabenizar a equipe ACACEF por realizar o projeto Talentos ACACEF.

  9. Humberto Senem
    Março 9, 2024 Responder

    Por último, e sem ordem de importância, o meu profundo agradecimento a todas as manifestações publicadas e dizer que acredito que os comentários são importantes, são um nível de reconhecimento para quem se expõe com suas criações.
    Muitissimo obrigado, recebam todos o meu abraço

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *