
Contribuindo com os preceitos estatutários da Acacef, objetivando o apoio e o acompanhamento das necessidades doS aposentados/associados, o Presidente da Acacef, Sr. Mauro Pozzobon, esteve, juntamente com o Presidente da Fenacef, Sr. Walfrido Oliveira, em reunião (início do mês de fevereiro), com os Assessores da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest, (Órgão que atua sobre as empresas em que a União detém a maioria do capital social com direito a voto, direta ou indiretamente, ou seja, as empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas) onde a alteração do prazo do aporte, com redução de valores, estava parada há mais de 30 dias, prejudicando o andamento do processo, e, em consequência, os aposentados. Após a visita, no dia 18 de fevereiro, a equipe da Sest, que se comprometera em priorizar a análise, aprovou o pleito, autorizando a redução das contribuições extraordinárias; com a possibilidade de ser retroagido ao mês de janeiro, quando receberemos de volta parte dos valores pagos (índice proporcional à redução de janeiro e fevereiro).
Após cumprida essa estapa, o processo foi encaminhado para aprovação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, cuja aprovação ocorreu dia 25 de fevereiro.
Apesar da burocracia governamental, conseguimos obter a aprovação da redução de parte dos valores debitados em nossos contracheques. Ressaltamos o empenho da Fenacef, cuja diretoria esteve em contato com políticos, dirigentes das entidades, bem como, anteriormente trabalhou na campanha para a aprovação desta alteração, escolhida através de um plebiscito democrático, quando prevaleceu a vontade e escolha da maioria dos interessados/beneficiários do plano.
Essa redução irá melhorar a situação financeira dos aposentados do plano de Previdência Complementar Reg/Replan Saldado.Este é mais um argumento em relação à necessidade de estarmos associados e unidos à Acacef, pois as entidades passaram a ter papel ativo e relevante nas lutas de preservação/adequação ou atendimento de nossos interesses.
Destacamos também o empenho do Presidente da Funcef Ricardo Pontes e sua equipe, bem como do Presidente da Caixa, Carlos Vieira e do Grupo de Trabalho montado exatamente para implantar essa redução, após análise de elementos técnicos, de forma a manter o equilíbrio do plano.Foi um trabalho conjunto, de muitas mãos. Esperamos que essa afinidade permaneça, e consigamos, em breve, maiores reduções, ou até mesmo, a eliminação da necessidade de aporte para o Reg/Replan Saldado-Funcef.