Notícias

O mês de fevereiro e a cor laranja

Fevereiro é o segundo mês do ano e o seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada em 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias. Nos dias atuais, o mês de fevereiro ganha destaque com a cor laranja e a campanha “FEVEREIRO LARANJA”, dedicado ao alerta e prevenção à Leucemia 

A campanha tem como objetivo trazer uma importante mensagem de conscientização sobre a leucemia, um alerta sobre a prevenção da doença e consequentemente a importância da doação de medula óssea. Cabe ressaltar que não só a leucemia, mas outras enfermidades originárias de problemas no sangue podem ser tratadas e o transplante de medula óssea é o ápice desse tratamento.

Segue depoimento do nosso colega Josemar Lopes, acometido por essa enfermidade.

“No meu caso em particular fui acometido por uma enfermidade denominada de mieloma múltiplo cujo tratamento se dá com quimioterápicos e na sequência o transplante de medula óssea. Para o êxito do tratamento é fundamental o diagnóstico precoce e para isso devemos estar atentos a todo e qualquer sinal do nosso corpo.

Fato que me emocionou e me emociona até hoje, quando tomei conhecimento de que teria que fazer transplante e medula foi a disponibilidade de uma pessoa, que trabalha no condomínio onde resido, em ser doador e se colocou à disposição pra o que precisasse.

O transplante de medula óssea, para os casos de mieloma múltiplo é o transplante autólogo, em que o próprio paciente é o doador do medula, mas num momento delicado com esse receber o carinho e a atenção das pessoas com quem convivemos é fundamental para que tenhamos forças para continuar a caminhada da vida.

Fecho esse pequeno texto ressaltando mais uma vez a importância do diagnóstico precoce e a disponibilidade de quem puder ser doador de medula. Isso pode salvar muitas vidas.

Forte abraço
Josemar”

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *