Na constante busca por aperfeiçoamento e como forma de estreitar laços entre os associados, a diretoria da ACACEF inova seu informativo, moderniza-o e possibilita participação pluralizada. Assim é que, com grande alegria, atendo convite da Associação, para publicar alguns textos, no site.
Todos nós associados estamos unidos por um fato indelével do passado em nossas vidas: trabalhamos na Caixa Econômica Federal. Temos uma relação de amizade e companheirismo construída ao longo da vida laboral. Além de amigos já conhecidos, cuja alegria em reencontrá-los é um presente intraduzível, há aqui oportunidade para construir novos vínculos entre associados e familiares. Cabe a nós fazer do “hoje” elo entre o ontem e o amanhã. É objetivo comum ter um futuro, no mínimo confortável e seguro. Na imprevisibilidade da vida, coisas acontecem e mudam rumos e expectativas. A sensatez nos manda pensar: é melhor enfrentar as surpresas a que estamos sujeitos a cada movimento financeiro da Funcef, a cada pesquisa, a novas propostas da Fundação relacionadas aos assustadores e malfadados equacionamentos, sozinho, ou fazendo parte de um grupo que está no mesmo barco?
Ninguém é nada sozinho, não somos uma ilha; necessitamos uns dos outros. Desligados da ativa, pouco nos resta, a não ser, inteligentemente, abraçar aquilo que está ao nosso alcance em termos de grupo com os mesmos interesses, mesmos desafios. É prazeroso pertencer a uma associação, juntar forças, buscar soluções e fazer escolhas, com bases sólidas, ou, pelo menos, alicerçadas em estudos de pessoas mais informadas, até mesmo na área jurídica.
É notória a preocupação da atual gestão de promover a união, o congraçamento e a solidariedade entre seus membros, tanto que amplia a área de atuação, estimulando eventos de cunho social, cultural desportivo, dentre outros.
Tão logo fui convidada para usar um espaço no informativo, com liberdade de inserir poesias e outros escritos, julguei sensato escrever como primeira publicação um texto elucidativo mais abrangente, pertinente à nossa situação de aposentados e ao mesmo tempo, ressaltar o trabalho dedicado da diretoria no intuito de congregar. Com o informativo atualizado, criar o hábito de acessá-lo é prudente e proveitoso.
A exemplo do que foi recentemente realizado com a exposição maravilhosa de fotos do artista Edson Simas e a apresentação de meus livros, outras atividades do gênero poderão ser pensadas, porque todos têm uma vida, uma história e um potencial. Cada pessoa é uma obra-prima no mundo. Única. Uma probabilidade infinita de possibilidades. Sempre PODEMOS sonhar e realizar.
Tomo a liberdade de usar aqui um slogan que marcou a passagem do então gerente geral Mauro Pozzobon por Campos Novos, quando, com sua peculiar índole criativa resolveu fazer um concurso para escolher a melhor frase para representar o Natal da Caixa, naquele ano (não lembro exatamente o ano, mas era década de 90), onde tudo era azul, até o Papai Noel, numa ousadia até então não vista na cidade. Uma enxurrada de participações e uma escolha:
NA CAIXA A ESTRELA É VOCÊ.
Vamos resgatar a essência dessa frase , cujos direitos autorais são nossos, de gente da Caixa, e que se encaixa, para dizer:
NA ACACEF A ESTRELA É VOCÊ
Abraço
Ivone Zanella Cordeiro.