O diabetes é caracterizado pelo aumento da concentração de glicose no sangue. Essa doença pode ter consequências graves, como obstrução e danos aos vasos sanguíneos, aos nervos e a diversos outros órgãos. Lesões renais, oculares, perda de sensibilidade e dificuldades de cicatrização de feridas são bastante comuns nesses casos, e podem levar à amputação de membros.

“O diabetes pode ser causado por defeito na produção de insulina pelo pâncreas ou por defeito na ação da insulina nas células. Isso pode acontecer tanto por problemas genéticos, como por motivos adquiridos ao longo da vida” – Dr. Laercio Raposo da Silva Filho, Médico Endocrinologista (CRM 24237 / RQE 16646).  

Existem diversos tipos de Diabetes. No entanto, na maioria dos casos, eles são caracterizados como:

  • Diabetes tipo 1: Decorre de um defeito no sistema imunológico. Trata-se de uma doença autoimune que provoca a destruição das células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina (o hormônio que faz com que a glicose saia do sangue e entre nas células). Assim, o ataque das células de defesa do próprio indivíduo faz com que o seu corpo não produza mais esse hormônio. 
  • Diabetes tipo 2: Neste caso, o paciente não apresenta o problema autoimune. No entanto, sofre com a diminuição da produção de insulina ao longo do tempo e com a redução da capacidade da insulina de agir junto às células, a chamada resistência à insulina.

Fonte da imagem: https://www.freepik.com/free-photo/old-lady-is-testing-blood-sugar-level-using-blood-sugar-test-kid-set_5192596.htm#page=1&query=diabetes&position=2

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *