Notícias

Ações da Acacef para contribuir com melhorias no plano Saúde Caixa

Buscando saber como os associados avaliam o plano Saúde Caixa e quais seus principais apontamentos sobre os serviços prestados, a Acacef realizou uma pesquisa cuja síntese de resultados foi apresentada à Gerência Nacional do Saúde Caixa (GESAD) em 26 de fevereiro de 2025. O encontro, com participação da diretoria da Acacef e de demais AEA’s, teve como foco a discussão de soluções para aprimoramento dos serviços oferecidos pelo plano.

Resultado do Formulário de consulta sobre a utilização do plano – Saúde Caixa

A pesquisa destacou quatro principais temas: Cobertura do plano, Atendimento Saúde Caixa, Processos de reembolso e autorização prévia, e Custos (mensalidade e coparticipação).

Cobertura do plano:
Os associados relataram dificuldades com a rede credenciada, incluindo falta de especialistas, descredenciamentos sem avisos e informações desatualizadas. Sugeriu-se um levantamento de profissionais descredenciados para repasse à Fenacef e incentivo à recomendação de credenciamento por parte dos beneficiários.

Atendimento Saúde Caixa: Apesar da boa avaliação do aplicativo, o site, chat e atendimento telefônico foram considerados precários. Destacaram-se a falta de clareza nas informações e dificuldades no envio de documentos. Foram sugeridas melhorias na comunicação, capacitação dos atendentes e a criação de vídeos tutoriais para orientar beneficiários e profissionais credenciados.

Reembolso e autorização prévia: Os beneficiários enfrentam barreiras tecnológicas e burocráticas nesses processos, levando muitos a depender de terceiros. Para facilitar, propôs-se um suporte especializado nas centrais de atendimento e a disponibilização de materiais explicativos.

Mensalidade e coparticipação: Embora alguns reconheçam a qualidade dos serviços, muitos consideram os custos elevados e comprometem o orçamento. Sugeriu-se a revisão da coparticipação, incentivo à prevenção para reduzir gastos futuros e maior divulgação sobre recursos públicos que podem complementar o plano.

Ainda durante a reunião com a GESAD foram abordadas questões essenciais para a melhoria do Saúde Caixa. Entre os principais temas discutidos, destacam-se a variação na cobertura da rede credenciada, a necessidade de comunicação mais eficaz sobre descredenciamentos e a transparência na cobertura de medicamentos de alto custo. Além disso, foram debatidos aspectos como isenção de imposto de renda para doenças graves, aprimoramento no processo de análise de autorizações e reembolsos, além dos desafios nos pagamentos a credenciados. O encontro permitiu a proposição de soluções práticas, incluindo maior divulgação de informações aos beneficiários e suporte técnico aos profissionais credenciados. A participação da Acacef reforça seu compromisso em defender os interesses dos associados e buscar melhorias concretas nos serviços prestados pelo plano.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *