Há muito desejava retornar a Campos Novos, cidade onde trabalhei e residimos por mais de três anos, no final dos anos oitenta. E o universo conspirou a meu favor e de modo muito especial. Para atender a uma delegação do presidente da ACACEF, Mauro Pozzobon, tomei a estrada no início da tarde deste dia 14 e realizei o percurso entre Lages e o município considerado Celeiro Catarinense pela BR-282, totalmente asfaltada e muito bem conservada.
Cheguei por volta das dezesseis horas e o vento, em minha homenagem, afastou a grossa camada de nuvens e o sol se espraiou e pude conferir a beleza da cidade atual com a que guardava em minhas lembranças, fiquei impressionado!
De imediato tratei de localizar o local onde deveria me apresentar e fiz um lanche rápido e aproveitei o tempo disponível para circular pelas principais ruas da bela cidade. A Praça central transformada em espaço multiuso acolhia um grande número de pessoas. Numa extremidade, de frente para a casa tombada pelo patrimônio histórico, uma apresentação artística musical muito concorrida, na outra, adolescentes praticando esportes, pessoas sentadas a conversar, outras caminhando, crianças acompanhadas de seus pais apreciando sorvete…
Antes da hora indicada, estacionei o carro de modo a ter visão da Biblioteca Pública, localizada no Centro, numa das principais ruas, em espaço nobríssimo, indicativo de que a educação tem merecido a devida importância e atenção, e pude acompanhar a movimentação dos convidados e não demorou para eu me associar a eles a fazer parte da noite de autógrafos de lançamento do quarto livro da escritora Ivone Zanella Cordeiro, a sua autobiografia, intitulado Por Trás da Timidez.
O espaço reservado para o evento acolheu bem um bom número de convidados, pessoas de todas as idades: conhecidas, amigas, autoridades, outras que também são escritoras, ex-colegas, familiares… que atentos acompanharam o cerimonial e a mensagem da autora, ela partilhou com os presentes a sua trajetória, momentos marcantes da sua vida, o seu aprendizado ao longo dos anos, as suas conquistas. Falou de medos, timidez e satisfação e glória pela superação.
Após abrir seu coração e receber as merecidas homenagens, deixou a sua dedicatória numa das primeiras páginas do livro onde escancarou, revelou Ivone Zanella Cordeiro.
Parabéns, ilustre colega, mulher ricamente dotada, pelas realizações até aqui.
Por ser enormemente agradecida a Deus e as pessoas, continuará a merecer Dele bênçãos e graças especiais.
Foi muito gratificante presenciar este acontecimento.

Humberto Senem

Comments (5)

  1. Rui Tadeu Moreira
    Outubro 19, 2023 Responder

    Obrigado ao nosso caro colega Humberto pelas belas e tocantes palavras que fazem bem aos nossos corações.
    Parabéns à Ivone que nos presenteia com mais uma obra de sua autoria.
    Abraços!

  2. IVONE ZANELLA CORDEIRO
    Outubro 20, 2023 Responder

    COLHEITA LITERÁRIA
    Nunca vi um texto se encaixar tão bem em um título. As palavras são as janelas da alma. Assim, ao apresentar o meu trabalho, Humberto Senem abriu uma janela de sua alma, porque também expressou os seus sentimentos, sua percepção das coisas, seu estilo, como um escritor metódico, lógico e sagaz. Em sua bem elaborada redação, apresenta flashes do que viveu aqui, no momento que, para mim, foi mágico: a noite de 14/10/2023.Quis o destino que eu só tivesse esse dia para lançar meu livro. E quis que a ACACEF tivesse um simpósio, na mesma data. Assim, a Associação não poderia estar presente no meu evento. O Presidente MAURO POZZOBON, sensível ao caso, apresentou o motivo pelo qual não poderia estar presente. Não disse, porém, que delegaria a função de representar a entidade. Eu havia entendido a razão da ausência, mas, confesso, inconformada, sentia essa falta de eu estar ligada a um pertencimento, Trabalhei com o HUMBERTO SENEM na Agência Campos Novos. Gostava de seu jeito exigente e perfeccionista de trabalhar. E, desde então, final dos anos 80, não o vira mais. Na imprevisibilidade da vida estão as maiores emoções. De repente, vi aquele senhor jovem, atento,, enigmático, fui cumprimentá-lo. De início não o reconheci. não estava acreditando… Despertei, e mais uma estrela brilhou na minha constelação. Estava pronto o cenário que primava pela qualidade. Humberto foi convidado a participar da mesa das autoridades, discursou e mostrou seu talento. Já, em outra oportunidade, havia dito a ele que deveria ser escritor, haja vista a capacidade que tem de se expressar.
    Assim, minha jornada que foi, em grande parte , literária, teve a digna colheita: “viu nascer um escritor” Colheita que a literatura me proporcionou. Parabéns pelo belíssimo texto, Humberto! Gratidão a Deus, princípio e fim de todas as coisas!
    Muito obrigada MAURO POZZOBON!
    Muito obrigada HUMBERTO SENEN!
    Muito obrigada ACACEF!

    • IVONE ZANELLA CORDEIRO
      Outubro 25, 2023 Responder

      Obrigada Rui! Fazer parte da ACACEF é um privilégio. Agradeço a você pela menção ao meu nome.

  3. Tania
    Outubro 21, 2023 Responder

    Parabéns meu irmão pelo belíssimo texto. Consegui fazer uma viagem através da sua narrativa. 👏🏻👏🏻👏🏻

  4. Tania
    Outubro 21, 2023 Responder

    Parabéns meu irmão pelo belíssimo texto. Consegui acompanhar seu trajeto em cada detalhe da sua narrativa. Adoro seus textos.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *